Se algum dia você utilizou um app ou site através do seu smartphone, precisou dar uma “esticadinha” no seu polegar e pensou: “puts, seria legal se eu não precisasse fazer isso”, o que vou dizer neste artigo vai fazer todo sentido para você.Você sabia que esse tipo de comportamento tem um nome? Sim! Se chama “zona do polegar” ou “thumb zone” (traduzido para o inglês). Essa é uma área super importante para a usabilidade e dentro dela existe muito conteúdo para aprender.
Sendo assim, te convido a conhecer mais sobre a zona do polegar e sobre como ela impacta diretamente na experiência dos usuários. Vamos lá? :)
Agora que já contextualizei vocês, vamos aos detalhes! A zona do polegar (ou thumb zone) são áreas dentro das interfaces que possuem um nível relativo de dificuldade ou facilidade do nosso polegar alcançar (literalmente) e, como eu já havia mencionado, existem subdivisões que exploraremos neste artigo.
Existem alguns estudos de design e usabilidade que trazem dados interessantes sobre a zona do polegar. Mostrando como a maioria das pessoas segura o celular, tornando a zona do polegar um assunto muito importante para a boa usabilidade em dispositivos móveis.
Mas, basicamente, a zona de polegar impacta diretamente quando acessamos aplicativos, sites, blogs e até games, em que possamos concluir objetivos com uma única mão, ou melhor, com um único dedo.
Existem algumas áreas na zona do polegar, que variam de acordo o nível de dificuldade de alcance do polegar. São elas: natural, esticado e difícil.
É onde ficam as funcionalidades mais utilizadas. Sendo assim, mais fáceis de serem alcançadas, afinal, são as mais presentes no dia-a-dia. Veja o exemplo abaixo no aplicativo do Facebook:
É onde ficam posicionadas funcionalidades que, embora seja possível alcançar com um dedo, os usuários possam ter um certo desconforto ao tentar tocar.
É o lugar da interface onde raramente as funcionalidades são utilizadas, já que é necessário utilizar as duas mãos. Normalmente são elementos posicionados do lado esquerdo, levando em consideração que a maioria dos usuários são destros.
Então, basicamente, a zona do polegar ou “thumb zone” nada mais é do que uma forma de garantir uma melhor usabilidade de uma interface em dispositivos móveis.
Lembrando que devemos levar em consideração também usuários ambidestros e canhotos, igualmente impactados pelo nível de dificuldade da zona do polegar.
Além disso, essa zona deve ser considerada para toques e também gestos, e ela varia de acordo com o tamanho do dispositivo. Por exemplo, tablets tem uma zona do polegar diferente de smartphones, por um único e exclusivo motivo: a forma como seguramos um tablet é diferente da forma como seguramos um smartphone.
E aí, você tinha noção de como a zona do polegar impacta diretamente na experiência do usuário? Muito legal, né?
Obrigada por ler até aqui e até logo! :)